sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Michael volta para casa

Fiquei surpreso e feliz quando recebi um e-mail do Anderson de Araújo Rocha, pedindo para que o O-scope divulgasse o novo jogo dele, Michael volta para casa. Gosto muito de ver novos desenvolvedores de games no Brasil, e mesmo sendo um jogo simples, espero que seja um começo para mais e mais projetos (ele já está desenvolvendo seu novo projeto, "Robô Policial"). O game em si é um smash up 2D que utiliza personagens do terror popular, como Jason, Freddy e Samara Morgan.


Mas a melhor maneira é deixar o próprio Anderson comentar e contar um pouco sobre a criação do seu jogo, o que vocês conferem clicando em "continue lendo...". E para quem quiser conhecer mais do trabalho dele, acessem o site: http://andersonrochagames.blogspot.com/



Olá pessoal tudo bem? A aproximadamente três meses atrás a GMBR iniciou um torneio de criação de jogos tematizado no Halloween. Eu fiquei muito entusiasmado porque já tinha 2 anos de experiência na linguagem de programação usada pelo Game Maker mas até então nunca tinha terminado um jogo sequer.

Entrei no concurso com o jogo "Michael volta pra casa", que retrata um combate entre o personagem Michael Myers (do filme "Halloween" de John Carpenter), Jason Voorhees (personagem do filme "Sexta feira 13" de Sean S. Cunninghan), Samara Morgan (personagem do filme "O chamado" idealizado por Koji Susuki) e Freddy Krueger (personagem do filme a "Hora do Pesadelo" de Wes Craven).

Basicamente a história mostra o Michael Myers após sua morte no primeiro filme. No momento da sua morte Freddy inicia um pesadelo onde reúne Jason e Samara para enfrentá-lo. A ideia é reunir energias negativas oriundas dos combates e com eles ele poder ressurgir. Michael quer somente voltar para casa e rever sua irmã.



O jogo é do gênero plataforma, enfatizado no terror e desenhado estilo cartoon. Foi praticamente todo desenhado em Flash e Paint Too Sai, programado em GML. Além disso o jogo é totalmente gratuito e todo em protuguês (apesar de já estar trabalhando numa versão em inglês).

Outra característica é que, além do modo história ainda existe o modo sobrevivência onde Michael enfrenta demônios vindo de todos os lugares e não pode morrer para pontuar no ranking. Itens surgem para ajudar e atrapalhar essa batalha nesse modo tornando o jogo muito divertido.

Michael volta pra casa é uma ótima dica para se passar o tempo e se divertir nas horas vagas, além de ser um jogo feito por um brasileiro e com isso você está valorizando nossos desenvolvedores de jogos. O jogo já está na versão 1.1.

A criação dos personagens:

Primeiramente eu criei o roteiro com a história já citada. A maior dificuldade foi iniciar os desenhos. Busquei no google referências do Michael Myers e achei um cartoon que chegava muito próximo do que eu queria. Eis a imagem:

Também usei essa outra imagem como referência:
















Com ambas comecei os trabalhos no Flash que finalizou na primeira versão do Michael que foi assim:











Percebam que ele era menor e não tinha o facão.

Todos os sprites que eu desenhava eu colocava à prova no fórum para o pessoal criticar. Assim foi o concept do Michael Myers. Terminado o Myers comecei a buscar referências no google para criar os inimigos. Queria todos ambientizados no Halloween então comecei pela bruxa tradicional:








Fiz uma abóbora e um Frankenstain também:










Tudo estava dando certo e isso me animava cada vez mais. Feitos 3 inimigos e o próprio Michael eu parti para o cenário. A primeira batalha seria contra o Jason então comecei a buscar referências da sua morada no filme Sexta feira 13 (Cristal Lake). Alguns testes e já tinha árvores, pontes, o chão, uma lua de fundo e tudo mais.



Posso afirmar que a parte que mais me agradou foi desenhar os cenários. Esse processo de desenhar e por a prova no fórum se repetiu até chegar ao designer final, onde ainda adicionei tempo e espaço para os itens secretos:


Como a minha ideia sempre foi apenas participar do torneio eu resolvi postar a versão 1.0 com 20 dias de antecedência do prazo do torneio (geralmente fazem mistério e postam o jogo poucos dias antes para não dar tempo do pessoal achar os bugs). Eu queria que o pessoal testasse e apontasse os bugs. Isso ocorreu e acredito ter sido uma boa estratégia, afinal a versão 1.1 saiu com todos os bugs corrigidos e ainda foram adicionados outros fatores que deixaram o jogo bem mais dinâmico.

No momento estou trabalhando na versão 1.2 onde pretendo traduzir o jogo para o inglês. Quero divulga-lo para chamar a atenção dos desenvolvedores nacionais e para quem sabe um dia conseguir um patrocínio e até quem sabe montar uma pequena empresa. Esse é o meu sonho e não vou desistir dele até conseguir. Um grande abraço pessoal!

Então esse foi o Anderson falando. O O-scope agradece pela matéria e deseja muito sucesso para que ele continue criando seus jogos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br