segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brinque com ritmos em ToneMatrix e Otomata

Vou apresentar aqui dois “jogos” que brincam com ritmos. Coloquei jogos entre aspas porque não são exatamente games, mas aplicativos interativos para a criação de sons. Mas isso são detalhes, o importante é se divertir com eles.

Qual será o som de um invasor do espaço?O primeiro é ToneMatrix, que lembra o instrumento musical elétrico Tenori-on (assista ao vídeo). Você tem um “tabuleiro” de 16x16 e marca os quadrados clicando sobre eles. Cada um corresponde a uma nota, variando do canto superior esquerdo ao canto inferior direito. O grande número de combinações garante a criação de diversos sons. Mas as pessoas costumam usar para desenhos pixelizados e ver o que acontece.

CLIQUE AQUI PARA JOGAR

 

Otomata possui um sistema mais sofisticado, utilizando o conceito de autômato celular. Você posiciona blocos em um tabuleiro 9x9, e cada bloco pode ter um dos 4 movimentos: cima, baixo, direita, esquerda. A colisão entre blocos e paredes ou blocos e blocos, além de produzir os sons, altera a movimentação, então é preciso ter uma visão do todo.

 

CLIQUE AQUI PARA JOGAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br