segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cace partículas em Sprace

O que você sabe sobre partículas subatômicas? Se prestou atenção nas aulas de física e química na escola deve lembrar que um átomo é composto por prótons, elétrons e nêutrons. E só, a não ser que você tenha interesse na área. Acontece que essa informação já está ultrapassada a muito tempo, mas é a que continua sendo ensinada. Clique em "CONTINUE LENDO..." e saiba como resolver esse problema sem precisar de uma aula de física.



Um jogo nacional sobre um mini univeso

Segundo o professor do Instituto de Física Teórica da Unesp Sérgio Ferraz Novaes, coordenador do Sprace, “as informações escolares sobre estrutura da matéria estão defasadas em quase um século”.

Pensando nisso, os físicos do Centro Regional de Análise de São Paulo (Sprace) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) criaram esse jogo para computador para ensinar um pouco de física de partículas para os leigos (nós) da maneira mais divertida possível. Isso mesmo, um jogo nacional (e totalmente em português), o que infelizmente ainda soa estranho nas terras brasileiras. O game acabou ganhando repercussão lá fora também, pois outras faculdades ficaram interessadas nesse método de aprendizagem.


Temos que pegar!

A história segue um roteiro de ficção ciêtifica: você, como capitão de uma nave que foi reduzida ao tamanho subatômico, deve encontrar as partículas que estão flutuando por aí, capturar elas e levá-las ao laboratório para análise. O objetivo da missão é usar essas partículas para montar estruras atômicas (entenda-se por água) para a colonização de outro planeta.

Depois de miniaturizado e de realizar o tutorial, você receberá suas primeiras missões, a análise das partículas. Use o mouse para direcionar a nave, aperte o botão direito para acelerar e siga em frente. Há dois tipos de "armas" (trocadas com a roda do mouse), a de captura deve ser lançada nas partículas, e, caso tenha boa mira, ela prenderá o seu alvo e formará uma cápsula em volta dele. Agora você usa o canhão para empurrar a "caça" até o laboratório. É como Pokémon ciêntifico, mas sem os monstros, as batalhas...



Depois que algumas partículas foram capturadas, é hora de analisar elas. Basta aterrissar a nave (é só ficar parado sobre a plataforma de pouso) que o laboratório faz o resto. As que já foram catalogadas aparecem com o seu símbolo e cor característica, enquanto as ainda desconhecidas são círculos cinzas. E são tantas! Fótons, quarks e férmions passeia por aí. Ficou curioso? O jogo tem um lugar onde você pode ver as informações de todas as partículas capturadas.

É uma pena que a história seja curta, só 4 níveis, e principalmente que o progresso não pode ser salvo, então toda vez que você fecha o jogo pode dar tchau para aquele neutrino que você demorou para encontrar. Não que fosse fazer muita diferença no seu progresso, pois depois de terminado não há mais o que fazer, a não ser estudar as informações adicionais (sei que você não vai fazer isso). Mas fora isso é um jogo divertido e que fará você começar a olhar os átomos (???) de maneira diferente.

Requisitos:

- O jogo é em Java, pode ser necessária uma atualização;
- Funciona em Windows, Linus, ou Mac;
- Pentium 1,3Ghz com 512M de memória RAM




Confira o artigo sobre o jogo da Agência FAPESP aqui.


Gostou das partículas? Esse simpático aí de baixo é o Muon-neutrino.


Veja mais partículas de pelúcia no The Particle Zoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br