segunda-feira, 31 de maio de 2010

Grace’s Diary


Pensei em alguns começos para o início dessa análise de Grace's Diary, jogo vencedor do 2010 Life. Love. Game Design Challenge. Pensei em ir direto ao jogo, pensei em falar sobre o Jennifer Ann's Group. Mas talvez nenhum desses começos explicassem todo o drama que existe por trás do jogo. Sim, muitos poderiam jogar um pouco do game e achar bobagem, ficção, exagero (sei que alguns ainda vão). E com o Dia dos Namorados chegando talvez não seja mesmo um tema muito agradável.

Mesmo assim, o melhor começo que encontrei foi o texto escrito pelo fundador da ONG Jennifer Ann's Group. Cliquem em "CONTINUEM LENDO...", reflitam um pouco e depois leiam sobre o jogo.



O texto abaixo foi traduzido do
site da ONG:

Jennifer Ann Crecente era uma estudante de honra do ensino médio que foi assassinada por um ex-namorado em 15 de fevereiro de 2006. O nosso grupo irá manter a memória Jennifer Crecente viva através de boas obras e pela luta contra violência em relacionamentos adolescentes.

Alguém com quem tinha crescido e, eventualmente, confiado para namorar. Ela foi assassinada por alguém que teve problemas. Problemas que, com a invencível idade de 18, Jennifer pensou que poderia vencer.

Nossa organização vai fazer tudo o que puder para garantir que nenhum outro progenitor tenha que ser acordado no meio da noite por amigos batendo na porta. Não mais sustos com olhos grogues. Não mais ficar chocado com um corpo vazio.

Não mais consciência de que nada jamais será a mesma. Nada.

Vamos conscientizar os jovens sobre os sinais de perigo. Sobre os sinais de alerta. Sobre as indicações que estão em cima de suas cabeças e que
não são imortais.

E então vamos apontá-los na direção certa - para os muitos grupos que ofereçam assistência, orientação e proteção. Nós não vamos descansar até que
todo jovem tenha sido instruído sobre uma epidemia que impacta mais de 20% da nossa população adolescente.

A ignorância não será uma desculpa. Nós não vamos parar até que este conhecimento seja tão fundamental quanto olhar para os dois lados quando atravessar a rua.

Eu não posso levar meu bebê de volta. Jennifer se foi, e tão impotente quanto eu possa ser sobre isso, eu me recuso a permitir que isso continue inabalável. Somos uma organização jovem, mas temos ambição, paixão e uma energia mantida pelo desespero.

Por favor, mantenha Jennifer em seus corações e orações. Eu sinceramente desejo que você podesse tê-la conhecido.

Drew Crecente, Fundador e Diretor Executivo
Jennifer Ann's Group
(E em primeiro lugar, o pai orgulhoso de Jennifer Crecente)


Depois de ler esse texto fica claro o tema do jogo, certo? Grace’s Diary foi feito para essa ONG para ajudar a divulgar esse grave problema. Não é um game longo, dura mais ou menos uma hora, e tem muito mais para ver e ler do que propriamente interagir. Mesmo assim é bem interessante, com um visual de desenho à mão e uma música tranquila.


A personagem principal é Grace, mas o drama é de sua melhor amiga, Natalie. Você está tentando mostrar como Ken, o namorado dela, é um sujeito perigoso. Para isso terá que reunir "provas", que são as lembranças da própria Grace de acontecimentos recentes, obtidas clicando sobre objetos espalhados pelo quarto. Cada lembrança é como uma peça para montar a história completa.



Realmente não há muito o que "jogar", pois o foco mesmo está nos diálogos, então se você não entender inglês não conseguirá aproveitar muito do jogo. A jogabilidade se resume a alguns cliques. O enredo também não tem surpresas nem ganharia nenhum Oscar, mas se encaixa no jogo e na proposta.

Como já foi dito, o game, desenvolvido por Hima, ficou em primeiro lugar no 2010 Life. Love. Game Design Challenge, organizado pelo próprio Jennifer Ann's Group. E existe, antes de tudo, para conscientizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br