segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Revolta da Cabanagem

Caso ainda lembre-se das aulas de história, você deve saber que entre 1835 e 1840 o estado do Pará (na época chamado de Grão-Pará) foi palco de uma revolta dos índios, negros e mestiços contra a elite branca que estava no poder. Essa população ribeirinha, que vivia em extrema pobreza, morava em cabanas, daí o nome da revolta, Cabanagem.

Não se lembra? Bem, agora você tem um motivo para aprender (bem) esse momento histórico, pois o pessoal do laboratório de realidade virtual (LaRV) da Universidade Federal do Pará produziu o jogo "A Revolta da Cabanagem" justamente para todos aprenderem se divertindo. O jogo, inclusive, foi o início do Guest 3D, estúdio de jogos de Belém.



A história do game foi dividida em três partes, período pré-revolucionário (1821 a 1823), conflito armado e a tomada do poder, cada uma envolvendo seus respectivos acontecimentos, como a fundação de jornais, batalhas em fazendas e a própria tomada de Belém, misturando gêneros como ação e estratégia.

"A Revolta da Cabanagem" não é a primeira iniciativa desse tipo de universidades brasileiras, aqui mesmo no O-scope já falamos do Sprace, por exemplo, e esperamos que esses projetos continuem surgindo cada vez mais, quem sabe até sendo utilizados na educação formal. Seria uma ótima maneira de aprender, não?


Requisitos recomendados:
  • Processador Intel Core 2 6600 2.4 GHz
  • 1 GB memória RAM
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce 6500 (256 MB)
  • Sistema Operacional Windows XP ou Vista
  • DirectX 9.0c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br