segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SPORE™ Islands

O texto abaixo foi originalmente publicado no site www.sporando.com.

O novo jogo da franquia SPORE™ não está em uma plataforma convencional, mas sim no Facebook, a maior rede social do mundo. Saiba mais sobre SPORE™ Islands no texto abaixo, traduzido do site games.com pelo já conhecido membro HuMoDz.



A nova evolução de SPORE™ está tomando lugar no Facebook, já que SPORE™ Islands foi lançado hoje (05/09). O jogo, que oficialmente lançou hoje, desmonta o jogo de PC/Mac e cola nos básicos: evoluir para sobreviver.


Como isso é feito? Jogadores criam uma criatura de seu próprio modo, e então a colocam em uma ilha para ver como ela compete contra outras criaturas selvagens. Estes cenários de sobrevivência dos mais aptos, chamados de Observações, testam as vantagens e desvantagens evolucionárias da criatura. Se a criatura sobreviver com as outras durante o centésimo quinquagésimo turno de Observação (no qual você nao pode controlar a sua criatura), então ela está bem-evoluída à ilha. Se sua criatura morrer, SPORE™ Islands, oferecerá sugestões de como usar os 12 pontos de DNA diários para alterar seus atributos. Essas mudanças também mudam a aparência da criatura. Por exemplo, aumentar o "detecta-ameças" da criatura lhe dá multiplos olhos, e "detecta-comida" dá um único olho.


Estranhamente, cada bloco de atributos(metabolismo, sentidos, força e vida) são próprios jogos, já que ojogador deve balancear um máximo de 12 pontos entre cada 3 categorias de cada atributo (por exemplo, metabolismo contém reprodução, tempo de vida e peso). Tentar e errar com Observações definitivamente adiciona um nível de desafio e enquanto novos jogadores ganham várias Observações para começar, eles só ganham uma nova a cada 4 horas. Felizmente, também existe um desafio social em que amigos podem testar suas criaturas na sua ilha e há uma opção de fácil alcance para pular para a ilha deles.


Nós fizemos perguntas e Caryl Shaw (Produtor Sênior na Maxis) e Frank Lantaz (Direitor de Criatividade em Área/Código) ficaram mais que felizes em responder nossas nossas perguntas urgentes de SPORE™ Islands.

SPORE™ Islands é drasticamente diferente dos outros esforços inspirados em SPORE™ que vimos no Facebook. Por que a mudança?

Caryl Shaw: No passado, SPORE™ estava focado em usar o Facebook para educar as pessoas sobre nosso jogo de PC. Com SPORE™ Islands, nós na verdade queriamos criar um jogo social baseado em SPORE™ que fosse divertido e usasse as oportunidades de conectar-se com seus amigos que o Facebook oferece.
Frank Lantz: Nós queríamos pegar a essência de SPORE™ - criando e evoluindo a sua própria criatura - e encontrar uma expressão disso que fosse "nativo" à configuração social do Facebook.

Enquanto o jogo é feito para ser divertido, há claramente uma inclinação para observável mudanças evolutivas que fazem as criaturas mais adequadas ao ambiente, fontes de comida e competidores. Isso quer dizer que há um pouco de ponto de vista educacional aqui também?

Shaw: Nós não ajustamos conscientemente para pôr uma visão educativa no jogo, mas como com o desenvolvimento de SPORE™ para o PC, havia pedaços de ciência que contribuiram para a simulação de como seria jogar. Eles meio que se intrometeram enquanto nós estávamos fazendo um jogo divertido e atraente.
Lantz: A idéia central do jogo é a adaptação aos desafios de um ambiente mutável. O jogo não é definitivamente não educacional em um senso tradicional, mas ele o recompensa por envolver a cabeça em torno de alguns dos conceitos relacionados com os ecossistemas e a evolução do mundo real.

Uma vez que uma criatura é criada, os jogadores jogam-na em uma observação, onde existem 150 turnos. Por que 150?

Shaw: 150 acabou parecendo certo. Quando foi definido para 300, eu costumava ter tempo para ir comer um sanduíche, então aquilo era muito longo. Passamos algum tempo ajustando o número para que ele desse ao jogador tempo suficiente para observar as interações e compreender como suas estatísticas impactaram o comportamento de sua criatura.
Lantz: Cada observação é como uma pequena "corrida de cavalos" onde você vê suas decisões de design de criatura funcionarem. Elas precisam ser longas o suficiente para permitir que diferentes tipos de estratégias funcionem e para que eventos legais e surpreendentes ocorram, mas curto o suficiente para que você possa fazer um, alterar sua criatura, e fazer um outro, tudo dentro de uma leve, curta sessão de jogo.

Você pode descrever quais tipos de habilidades especiais os jogadores vão ganhar quando subirem de nível?

Shaw: Os jogadores poderão destrancar habilidades que dão a suas criaturas benefícios adicionais durante observações - coisas como a habilidade de ganhar pontos duplos ao pegar Faíscas (Party Animal) ou ganhar eficiência ao comer (Iron Belly). Existem 12 habilidades disponíveis para jogadores destrancarem por em quanto - e nós provavelmente lançaremos habilidades adicionais em atualizações de conteúdo.
Lantz: Nós queríamos habilidades que ajudassem a ampliar certas estratégias de design da criatura - como ninhadas de gêmeos, que o permite botar dois ovos em vez de um, funciona bem com uma criatura que tem reprodução alta.

Qual o motivo de 12 pontos em cada um dos atributos da criatura? Níveis mais altos vão adicionar mais pontos?

Shaw: Novamente isso foi uma área onde nós experimentamos com vários números e paramos em algo que estava tanto ao alcance e mesmo assim interessante de manipular. Nós decidimos manter os pontos parados no 12 para providenciar um modo de jogo interessante em que jogadores podem trabalhar - então mesmo se você conseguir um nível mais alto nos "leader boards", os pontos que você gasta nos atributos continuarão os mesmos.
Lantz: Nós queríamos capturar a ideia de trocas, você nao pode melhorar tudo na base, um elefante não pode se reproduzir tão rápido quanto uma mosca, mas elas são ambas soluções viáveis para difentes ambientes.

Tal como acontece com muitos outros jogos de rede social, haverá um componente "pay-for-play" (pague para jogar) onde os jogadores serão capazes de adquirir novas ilhas, novos acessórios ou melhoramentos evolutivos?

Shaw: Os jogadores podem ganhar o DNA com o passar do tempo, mas também permitiremos aos jogadores comprar DNA adicional no jogo, que lhes permitirá evoluir as estatísticas da criatura ou personalizar as suas criaturas com chapéus e marcadores.
Lantz: Você pode comprar DNA para acelerar seu processo evolucionário, mas isto é sobre fazer decisões importantes, então você não pode simplesmente comprar o seu caminho à vitória. Mas como tudo em SPORE™, você está moldando a sua criatura no estilo, não só em função. Comprar DNA lhe permite ser profundamente expressivo com sua criatura, e essa expressividade é para o que redes sociais são feitas afinal de contas.

Enquanto jogadores podem mudar o clima da ilha, jogadores só podem criar e mudar suas criaturas. Haverão futuras opções que lhes permitem alterar a evolução de suas ilhas?

Shaw: Nós continuaremos a atualizar o jogo e estaremos prestando bastante atenção com o que os jogadores querem com o passar do tempo. Isso pode ser conteúdo novo, customização da ilha ou outros recursos que vêm da resposta do jogador.

Para jogadores assíduos de SPORE™ no Mac ou PC, o que você acha que eles vão ganhar jogando SPORE™ Islands? Como tal, o que jogadores de SPORE™ Hero podem ganhar jogando?

Shaw: A coisa que mais gosto sobre jogar SPORE™ Islands (e eu sou definitivamente um jogadores assíduo de SPORE™, estando no time por quase 5 anos) é que eu posso enviar a minha criatura para jogar com as criaturas dos meus amigos. Eu fui indo e voltando com meu Produtor Associado Meghan a semana inteira - ela evolui o Bobbinator e me ultrapassa na minha ilha, então eu atualizo o Killer (minha criatura) e a espanto de volta. Foi realmente muito divertido de jogar SPORE™ com mais alguém.
Lantz: É tudo sobre interação social. Uma das coisas mais divertidas sobre SPORE™ é o jeito que ele integra conteúdo gerado por usuários, em SPORE™ Islands o conteúdo gerado por usuários é o gameplay - você está sempre adaptando sua criatura para ficar um passo á frente das criaturas dos seus amigos, e eles adaptam suas criaturas para ficar um passo á frente de você.

Fonte: games.com

SPORE™ ISLANDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br