terça-feira, 2 de novembro de 2010

White - Um FPS artístico

First person shooter, um gênero que parece estar condenado a falta de originalidade, com títulos cada vez mais parecidos uns com os outros. Certo? Errado, se depender dos desenvolvedores indies. Com White [Branco], por exemplo, um grupo de alunos do primeiro ano da Graduate School of Games and Interactive Medias (França) criou, em 4 meses, um FPS diferente dos que estamos acostumados.

No game você está em um atelier, mais precisamente em cima de uma tela em branco, e vários "monstros", que na verdade são sacos de tinta, estão correndo por aí. Então você escolhe uma das armas disponíveis com a roda do mouse, mira e, voilá, sangue tinta voa para todos os lados colorindo o que antes era apenas branquidão. Sim, talvez exterminar criaturas gordas e inofensivas seja algo questionável, mas tudo pela arte, não é mesmo?


E o legal é que realmente dá para fazer pinturas no jogo. Os "inimigos" possuem cores e tamanhos diferentes, representanto as tintas. E as armas funcionam como os diferentes pincéis de um artista. O ímã permite colocar os monstros no lugar mais apropriado, o canhão faz linhas grossas e curtas, a bomba espalha tinta por todos os lados, e assim por diante, para que você crie sua própria obra de arte virtual.

As partidas não acabam em um tempo específico, terminando apenas quando o jogador achar que está tudo pronto. E qual seria a graça de reproduzir uma Mona Lisa se não fosse possível mostrar para todos? Por isso mesmo o game convida os artistas a compartilhar suas pinturas para todos verem na internet. No site oficial existe uma galeria com resultados muito curiosos.




No site, aliás, também dá para baixar a trilha sonora e wallpapers, tudo de graça. White chega para mostrar, como Portal, que é possível fazer FPSs diferentes. Então, agora, clique no link abaixo e comece o derramamento de tinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br